
A educação online pode ser compreendida como o conjunto de ações desenvolvidas através de meios telemáticos (meios de telecomunicação que oferecem serviços informáticos como: a Internet, a videoconferência e a teleconferência), que são voltadas para a prática do ensino-aprendizagem. O contexto dessa educação abrange cursos completamente virtuais (nos quais não há contato físico), cursos semipresenciais e cursos presenciais cujas atividades extraclasse são feitas por meio da utilização de recursos da internet.
É importante ressaltar que educação online e educação a distância (EaD) não são sinônimos, pois, alguns tipos de cursos a distância podem ser realizados sem a utilização de ferramentas de telecomunicação. Um curso desse tipo feito por correspondência, por exemplo, não pode ser caracterizado como prática de educação online.
Alguns fatores dificultam a aceitação da educação online como: o peso da tradição do ensino-aprendizagem em sala de aula e a questão da sua eficácia, como a dificuldade para manter a motivação dos educandos no ambiente virtual. No entanto, alguns acreditam que esse tipo de educação possibilita uma maior interação com o conhecimento e que suas intervenções nas diversas práticas de ensino farão com que ela esteja numa posição central na pedagogia daqui a algum tempo. Mas, essa discussão é ampla e pode ser vista de modos diversos.
Esse blog se propõe a discutir essas e outras questões referentes à educação online, através de notícias ou estudos relacionados ao tema que provoquem reflexões sobre o assunto.
Fonte: http://www.comercioaqui.com/sites/16/download/Taf05.pdf
Fonte: http://www.comercioaqui.com/sites/16/download/Taf05.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário