terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que você anda lendo?

Para os acostumados à pergunta "o que está acontecendo?", visualizada na página inicial do twitter, a pergunta "o que você anda lendo?" feito pelo site de relacionamentos Skoob soa incomum. No entanto, mais que bem aceita, a pergunta e a proposta deste site de relacionamentos conquistou em pouco tempo inúmeros adeptos.

Lançado no dia 1º de janeiro de 2009, o Skoob - books, ao contrário - é uma rede social brasileira que conta atualmente com mais de 165 mil usuários. As interações realizadas através do site giram em torno da biblioteca do usuário. Como visto em matéria publicada no Diário do Nordeste, "no Skoob, (há) muitas opções: você informa os livros lidos, abandonados, emprestados e quais deseja trocar. É possível ter amigos, seguir, ser seguido, enviar recados, deixar comentários dos livros que leu, escrever resenha sobre todos eles e até trocar exemplares com outros usuários do site, o que permite uma interação além do virtual". Ou seja, o site não foge muito da forma como estamos acostumados a interagir nas outras redes sociais, como Orkut e Facebook. Além disso, existe o paginômetro, que contabiliza quantas páginas você leu, somando todos os livros da sua estante virtual.

O skoob é uma rede colaborativa que, tal como o Wikipédia, necessita da intervenção dos usuários para o fornecimento de conteúdo, nesse caso, para a inclusão de livros e publicação de resenhas sobre as obras. Para muitos, isto é considerado a principal falha da rede, na medida em que pode comprometer a qualidade e veracidade das informações divulgadas.

Em entrevista ao site Conexão professor, Lindenberg Moreira, criador do Skoob, diz que o objetivo principal do site é socializar o ato da leitura, um hábito geralmente praticado na reclusão. Lindenberg também aponta possibilidades de utilização do Skoob como facilitador no processo educativo. Um ponto interessante é a potencialidade do Skoob em aguçar a vaidade dos usuários. Estes facilmente são estimulados a adicionar livros em seus perfis, desejando alimentar suas estantes e aumentar o número do paginômetro, a fim de ficarem bem vistos. Esse processo, a curto prazo, aumentaria o interesse dos usuários em correr atrás de novos livros, o que constitui um movimento fantástico.

Fontes:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=854454
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26e.asp

Um comentário:

  1. Conheci o skoob ano passado e desde lá ele me ajudou a incentivar ainda mais o hábito da leitura. Estou lendo mais por causa do skoob, tenho interagido com muita gente lá e já até troquei livros com pessoas de outros estados.

    Quanto ao post, muito bem escrito e objetivo. Parabéns :)

    ResponderExcluir