segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Weduc: rede social para a educação

Com o objetivo de compensar a ausência na vida escolar dos filhos, ocasionada pelas exigências profissionais, Paulo Mateus, de 37 anos e Pedro Barros, de 36, dois empresários de Portugal, resolveram criar uma rede social em que fosse possível fazer um acompanhamento mais de perto do cotidiano dos rebentos na escola. Nesse sentido, foi criada a Weduc, uma plataforma da internet que liga os pais à escola. Segundo os idealizadores, a rede social é pioneira no mundo e sua concepção demorou cerca de um ano.
Através da Weduc, os pais acompanham as atividades escolares e extracurriculares dos filhos e interagem com educadores e com outros pais. Os professores também ganham um novo aliado para melhorar o trabalho em sala de aula, pois a plataforma permite que eles partilhem conteúdos com outros colegas, até mesmo de outras escolas. A dinâmica é a mesma de qualquer rede social da Web: os parceiros têm uma página perfil de entidade na qual divulgam os seus serviços e conhecem como os outros pais avaliam o serviço divulgado. Além disso, instituições ligadas ao universo educativo, como museus, editoras etc., também poderão fazer parte da rede. Contudo, toda essa mordomia não é oferecida gratuitamente. Os interessados devem desembolsar um valor mensal de, no máximo, cinco euros. Ou seja, aproximadamente R$11,80.
A empresa tem sede em Oeiras, um dos municípios mais populosos de Portugal e já conta com escolas-clientes espalhadas por todo o país. Fato que demonstra o sucesso da rede social. Em contrapartida, a adesão ainda é considerada lenta. A Weduc é mais usada em escolas privadas. Os empresários ambicionam novos mercados e querem incorporar novidades ao serviço, uma delas é a de possibilitar o acesso à rede social via celular. Outro desejo de Paulo Mateus e de Pedro Barros é o de levar, já no próximo ano, a Weduc a pais e professores do Brasil, Cabo Verde e Angola. Mais informações sobre a rede social para a educação podem ser adquiridas em http://www.weduc.com/.


Observação:
A notícia que serviu de base para a produção deste texto foi publicada no site do Jornal de Negócios Online (http://www.jornaldenegocios.pt/) no dia 7 de outubro de 2010. Você pode conferi-la, na íntegra, através deste link: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=447219.

Nenhum comentário:

Postar um comentário