sábado, 18 de setembro de 2010

Desafios podem se transformar em oportunidades para aluno da EaD

Em um mercado de trabalho altamente competitivo como o nosso, nos questionamos se optar por uma formação online vale a pena, ou melhor, se, ao obter-se um diploma em um instituição de Educação a Distância (EaD), o aluno será bem recebido pelo mercado. Assolado por essa e outras dúvidas foi que Celso Roberti, profissional que trabalha com EaD há dez anos, escreveu algumas colunas no Uol Educação.

A maioria das empresas se preocupa com a instituição em que o profissional se formou e, por isso, o prestígio histórico agregado às instituições públicas de ensino superior, assim como o desconhecimento acerca da EaD, faria com os alunos formados através do ensino não-presencial fossem deixados de lado. Talvez tais empregadores ainda não tenham se dado conta do seguinte: as maiores dificuldades encontradas por esses estudantes durante a aprendizagem podem se transformar em pontos extremamente valorizados num ambiente corporativo.

Um estudante da modalidade online precisa ter, como condições fundamentais e principais desafios, proatividade e disciplina. Enquanto no ensino presencial o aluno é dirigido em suas atividades, no ensino online o participante precisa buscar suas metas e tarefas, por mais que um tutor o esteja acompanhando. O planejamento, realizado semanamente, é fundamental para se atingir os objetivos propostos pelo curso. Celso aponta como dado o Censo EAD.Br 2009 - publicado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância -, que aponta como principal motivo para evasão nos cursos a "disputa contra o relógio, mais grave do que a falta de dinheiro". Um curso online tem, portanto, o potencial de "formar um profissional que sabe gerenciar seu tempo, entende o conceito de metas, é capaz de executar tarefas sozinho e tem habilidade para se relacionar com pares usando das facilidades da Internet". Fica, então, a mesma pergunta feita por Celso: qual empresa não gostaria de um profissional assim?

Fonte: www.educacao.uol.com.br/colunas/distancia_zero

Nenhum comentário:

Postar um comentário