sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Educação online: tendências e evidências

A educação não está restrita às instituições educacionais, ela pode acontecer em vários lugares e em diferentes momentos. Segundo José Manuel Moran, o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais rápidas e integradas causa uma alteração na noção de presença e distância e altera também os modos de ensino e aprendizagem.

A sociedade necessita de uma aprendizagem contínua, por isso o processo educacional tende a sair do espaço físico e delimitado da sala de aula e passa a ocupar outros espaços presenciais e também virtuais. O papel do professor deixa de ser apenas o do centro que emite informações e incorpora novas funções, tais como a de mediador, gestor e mobilizador do desenvolvimento do conhecimento. O papel do aluno também é reconfigurado, pois, o modelo de aluno individualizado passa a agregar a noção de aprendizagem colaborativa visando à construção de uma inteligência cada vez mais coletiva.

Os suportes tecnológicos, que tornam possível a prática da educação online, tendem a multiplicar-se, a tornarem-se ainda mais audiovisuais, instantâneos e abrangentes. A metodologia de ensino torna-se mais variada e flexível porque são muitas as possibilidades de ações pedagógicas. Hoje, é possível combinar aulas com interação via internet (aulas ao vivo a distância por tele ou videoconferência, aulas que se baseiam em textos impressos, mas que utilizam algum mecanismo de interação com a internet, entre outras possibilidades). Esse seria um dos aspectos positivos da educação online, a possibilidade de escolher de que maneira conciliar a educação e os recursos disponíveis na internet.

Esta postagem, por exemplo, é produto de uma prática de educação online. Quando o professor agrega aos seus métodos de avaliação a criação e manutenção de um blog, ele insere essa ferramenta em seu plano de aula, incentiva a produção e difusão de informações, cria um vínculo extraclasse entre os estudantes e a disciplina e assim, utiliza uma mídia social como complemento didático da atividade pedagógica.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tendencias.htm

http://superdom.blogs.sapo.pt/4334.html

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