sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Todos podem ensinar".

Sites de ensino a distância tem se propagado pelo mundo, e um novo site de ensino e aprendizado se destaca no Brasil: é o www.buzzero.com. A página tem como objetivo dar espaço àqueles que tem algo a ensinar e aos que querem aprender. O Buzzero.com foi criado a cerca de um ano por amigos de Minas Gerais, sendo o único do tipo no Brasil. Nele pessoas comuns podem ministrar cursos sobre aquilo que tem afinidade e outros podem aprender sobre os mais variados temas, pagando em média R$ 50,00, mas podendo encontrar materiais gratuitos ou que chegam a R$ 200,00.

Para ser “professor” no site, a pessoa se cadastra, faz upload do curso em PowerPoint, usando o recurso de sua escolha, e faz um tipo de avaliação final para as pessoas que utilizarão o material de ensino. O autor não paga para ter o curso hospedado, mas 50% do que é arrecadado com a venda dos materiais fica para os donos da plataforma. O “professor” ainda conta com os serviços de marketing do próprio site. Já para quem quer aprender, há o seguinte procedimento: o aluno se matricula, escolhe o curso, e parte do material é liberado. A pessoa paga pelo serviço através de boleto bancário, cheque ou cartão de crédito e recebe o restante do material para baixar, e no final do curso ela faz uma avaliação e recebe o certificado. Caso esteja insatisfeita, ela tem 7 dias para cancelar a transação e recebe o valor pago de volta.

O Buzzero.com é agremiado à Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), o que oferece seriedade ao site. Mas fica a dúvida se o programa realmente funciona, pois qualquer pessoa pode colocar material de ensino na plataforma e não há um refinamento. Mas, como também há pessoas que realmente tem conhecimento, há bons materiais, cabendo ao “aluno” escolher o melhor curso. Além do mais, se o curso não for bom, há a chance de ser reembolsado. O formato do site oferece um diferencial pelo fato de o processo de educação não acontecer só com destaque no aprendizado, mas também no ensino, dando espaço para difusão dos mais variados conhecimentos.

Fontes: www.buzzero.com.br
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=150527,OTE&IdCanal=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário