segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TecCiência - a educação online também pode fazer parte da educação presencial

O projeto TecCiência, resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e a empresa Dow Brasil, é um tipo de Laboratório Multidisciplinar que foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Computação da UFBA,  cujo objetivo é apoiar o ensino de ciência e tecnologia para o ensino fundamental. Tal projeto tem como base uma nova concepção de educação, pois, considera importante que uma escola se aproprie das potencialidades tecnológicas. 

Trata-se de uma experiência inédita na área educacional da Bahia. O TecCiência é um tipo de site (desenvolvido em software livre) onde o usuário pode criar um perfil, um blog, adicionar outros usuários (e desse modo construir uma rede de 'amigos'), se inscrever e criar comunidades, além de ter acesso a notícias sobre educação, cultura e internet que são freqüentemente atualizadas pelos bolsistas do projeto. 

O projeto piloto foi aplicado em uma escola da rede municipal de ensino de Candeias (Escola Municipal Papa Paulo VI) , foi colocado em prática em outra escola pública (Escola Municipal Clériston Andrade), e atualmente está em andamento na Escola do SESI - Serviço Social da Indústria - de Candeias, nas turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Para aplicar o projeto foi desenvolvida uma matriz curricular que inclui temas pertinentes ao mundo contemporâneo, como questões ambientais, econômicas e sociais. Através do site do TecCiência http://tecciencia.ufba.br/  os professores do SESI de Candeias criam comunidades relacionadas às disciplinas que lecionam e disponibilizam conteúdos, notícias para discutir com os alunos na própria comunidade, propõem atividades extra-classe para serem feitas online, entre outros recursos. Pela quantidade de comentários dos alunos percebe-se que essas comunidades constituem um espaço de interação entre professores e alunos e entre os próprios estudantes.

Essa interação promovida pelo TecCiência demonstra como a educação presencial pode agregar a utilização das TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação - para criar novas experiências de ensino-aprendizagem que tornem a construção do conhecimento um processo mais interessante e participativo, tanto para os professores quanto para os estudantes. Além disso, é interessante notar como o projeto soube utilizar recursos semelhantes aos de outras mídias sociais já conhecidas pelos estudantes, como a criação de perfis, comunidades, a possibilidade de adicionar amigos, entre outros. A utilização de tais recursos faz com que o estudante sinta-se familiarizado com o site do projeto, e desse modo estudar e trocar informações com professores e colegas torna-se algo mais interessante e divertido. 

A iniciativa do TecCiência recebeu o prêmio "Reconhecimento em Sustentabilidade na Área Educacional" no Fórum Dow de Sustentabilidade América Latina, em 2008.

Fonte: http://tecciencia.ufba.br/tecciencia/projeto
          
           http://wiki.dcc.ufba.br/TecCiencia/WebHome

Um comentário:

  1. TUDO BEM?

    MINHA PSICÓLOGA ME ODEIA.

    Quem de nós está imune a uma disfunção psíquica, nesta época que tem gente correndo até atrás do vento?
    Enclausurado por pequenos conflitos internos e cansado de tomar chás fitoterápicos de erva de São João, Sabugueiro, Camomila e erva Cidreira, passei por uma seção de acupuntura, e confesso que só voltei às duas últimas vezes ao consultório, não pelas agulhas e sim, pela competência profissional daquela loira acupunturista que realmente, me relaxava muito.

    Uma beleza!

    Mas, mesmo assim continuava com insônia, até que...

    ESTE É UM TRECHO DA CRÔNICA DO MEU BLOG:”HUMOR EM TEXTO”, DESTA SEMANA.

    SE ACHOU INTERESSANTE ATÉ AQUI, QUEM SABE GOSTARIA DE CONTINUAR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA ISTO.

    E PRINCIPALMENTE ,PARA QUE DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUE NO BLOG É O MAIS IMPORTANTE PARA MIM.

    COMBINADO?

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir