segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Desenvolvimento de novos jogos visam - mais que entreter - educar

Em matéria publicada no Jornal A Tarde do dia 26/09, os jogos eletrônicos nos são apresentado em outra roupagem: além da tradicional função de entreter, eles estão sendo cada vez mais utilizados para fins educativos. Intitulada Jogos passam a fazer parte do ensino nas instituições, a matéria cita instituições que já utilizam os meios eletrônicos para a aprendizagem, tais como o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais de Aprendizagem da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual de Educação (SEC).

A pedagoga e mestre em educação Lynn Alves, coordenadora do grupo de pesquisa da Uneb, defende que "os jogos eletrônicos podem mediar o ensino-aprendizagem em diversas disciplinas e trabalhar habilidades cognitivas dos alunos, como o raciocínio lógico, concentração, além de ajudar na tomada de decisões". Criado em 2003, o grupo a qual coordena se volta para as discussões teóricas em torno do potencial pedagógico, dos níveis de sociabilidade e desenvolvimento de games. Em seu site institucional (http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/), os projetos desenvolvidos são apresentados e podemos fazer download tanto dos jogos, quanto das publicações feitas pelos pesquisadores.

Já o projeto de desenvolvimento de jogos educativos da Secretaria Estadual de Educação ainda está incompleto. Mas a partir do ano que vem "estudantes da rede pública estadual vão poder contar com essa nova ferramenta para complementar o que é visto em sala de aula", como publicado no A Tarde. No site do projeto que engloba a criação dos jogos(http://ambiente.educacao.ba.gov.br/), já são disponibilizados outros conteúdos. São animações, simulações e vídeos no Ambiente Educacional WEB, "um espaço pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação", como disponibilizado no site.

A matéria citada é complementada por outra - Uso de meios eletrônicos exige limites e cuidados -, que diz respeito aos malefícios causados pela exposição excessiva dos jovens aos jogos eletrônicos. Menos interessante que a primeira, a matéria cai num reducionismo do tema, chegando a enfatizar que "há aspectos positivos e negativos nos jogos". De qualquer forma, é interessante notar como um formato historicamente relacionado à violência, como o do jogo eletrônico, pode ser associado à pedagogia a fim de desenvolver mais habilidades que o desenvolvimento do raciocínio motor e lógico. Também chama a atenção o caráter multidisciplinar dos novos jogos, por agrupar áreas de conhecimento como a Pedagogia, Design, Análise de Sistemas e História, por exemplo, como é feito no ambiente Comunidades Virtuais de Aprendizagem, que vem desenvolvendo conteúdos que visam o ensino da História do Brasil.

Fontes:
A Tarde
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/

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