domingo, 17 de outubro de 2010

M-learning: intersecções entre educação online e mídias móveis


A sigla m-learning refere-se à expressão mobile learning (aprendizagem móvel), que por sua vez designa os processos de ensino-aprendizagem que acontecem através da utilização de dispositivos móveis e de redes sem fio (wi-fi ou telefonia celular). Qualquer semelhança com a expressão e-learning (ensino a distancia online) não é simples coincidência, a mobile learning é uma modalidade de e-learning que está diretamente relacionada ao uso de dispositivos computacionais móveis, tais como, PDA (Personal Digital Assistant também conhecido como palmtop), Smartphone (fusão entre PDA e celular), netbook, tablets, entre outros, que são dispositivos menores e cujo transporte e manipulação são mais fáceis.

M-learning também pode ser considerada como um processo educacional que se apoia na utilização das tecnologias da informação e da comunicação, como um modo de aproveitar os chamados "tempos mortos" ou pequenos espaços de tempos inutilizados pelas pessoas. Outro diferencial dessa modalidade de e-learning é o fato de não ser necessário estar em um lugar fixo para que o aprendizado ocorra. Dessa maneira, a m-learning acaba sendo uma forma de driblar a falta de disponibilidade, que pode ser tanto temporal quanto geográfica, para se dedicar a um processo de formação. Por isso, os dispositivos móveis são uma espécie de solução alternativa baseada no princípio do anytime, anywhere, ou seja, na idéia de que o aprendizado pode acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar. Assim, percebe-se que a aprendizagem móvel aproxima a ideia da ubiquidade do processo de aprendizagem, pois permite que os recursos de tal processo estejam acessíveis a todo instante e em qualquer local, possibilitando através da interatividade que o aluno tenha acesso a conteúdos de forma dinâmica e que desenvolver conhecimentos torne-se uma prática ainda mais interessante. A utilização do m-learning permite que o estudante tenha acesso a conteúdo diversificado, testes, vídeos e que ele possa trocar informações instantaneamente. Tais possibilidades e o uso de pequenos espaços de tempo para reforçar o aprendizado podem enriquecer este processo e aumentar a sua eficácia.

Outra vantagem dessa modalidade de educação online é o fato de que é possível associá-la a outros modos educacionais, como a educação presencial. E isso pode ser feito de forma simples, para ilustrar isso é válido citar o exemplo do professor universitário Emanuel Leite, que realizou uma experiência de m-learning nas disciplinas que ministrava na Escola Politécnica de Pernambuco e na Universidade Católica de Pernambuco. Com a colaboração de um amigo produtor de vídeos, o professor gravou aulas com duração entre 5 e 7 minutos, depois postou essas aulas no YouTube. O diferencial é que ele ensinava seus alunos a salvarem as vídeo-aulas no computador e depois, transferi-las para seus celulares. Com essa iniciativa o professor motivava os alunos a não perderem o interesse pelas disciplinas quando estivessem fora da sala de aula e a dedicar momentos curtos do dia-a-dia ao estudo dos assuntos dessas matérias.

Para visualizar as vídeo-aulas do professor Emanuel Leite: http://www.youtube.com/watch?v=Hae5f3a3e3M&feature=related

Para mais informações sobre mídias móveis: http://fiopraque.blogspot.com/

Fontes: http://educacao.uol.com.br/colunas/distancia_zero/2010/10/05/m-learning-mais-uma-sigla.jhtm

http://dotreply.blogspot.com/2008/01/experincia-de-m-learning.html

http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/objetosdeaprendizagem_sucesu.pdf

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